Segunda-feira, 1 de Setembro de 2008

Alimentação Saudável

Alimentação no período de treino ou competição


Lei das três horas de Mathieu (2 a 4 horas) - Uma refeição muito abundante, antes do treino ou competição, provoca uma chamada muito grande de sangue ao aparelho digestivo, ocasionando assim um menor rendimento muscular e alterações digestivas (dores de estômago, vómitos e "dor de burro")



Alimentação antes do Treino


Proibidos: alimentos de difícil digestão - carne, peixe, batatas, pão (de qualquer tipo), batidos, frutos secos, leite ou seus derivados, bolos com creme, bebidas alcoólicas ou gaseificadas.



Aconselhados: estes alimentos deverão ser consumidos com moderação - bolachas com marmelada ou doce, biscoitos de manteiga, fruta, bolos secos, chá com açúcar, sumos de fruta sem gás,

Importante: um atleta que não se alimente adequadamente antes de um esforço físico, poderá ter problemas durante o treino ou competição. Isto significa que poderá ter quebras de tensão, em que os sintomas são: tonturas, suores, desequilíbrios, indisposição e desmaios.

Como manter os níveis médios de água no nosso organismo

- Habituar-se a beber mais do que a sede exige, mas em quantidades pequenas e repetidas (2 dl.)
- Beber 1,5 dl. antes do aquecimento
- Beber depois do aquecimento
- Beber durante e no fim do treino
- Durante o jogo, sempre que possível
- No fim do jogo, uma quantidade maior, por ingestões sucessivas


Jantar do dia anterior aos jogos


Proibidos: verduras e alimentos flatulentos - arroz, batatas, legumes, picantes, fiambres, bebidas alcoólicas ou gaseificadas

Aconselhados: caldo de galinha, carne, massa, fruta, natas, pão, doces, sumos sem gás



Jogos efectuados de manhã


Pequeno almoço: Leite, chá ou café com açúcar, leite com Corn-Flakes ou flocos de aveia, pão com manteiga ou doce, biscoitos, bolachas, bolos secos

Importante: não beber sumo de frutas

Jogos efectuados de tarde

Pequeno almoço: Leite, chá ou café com açúcar, leite com Corn-Flakes ou flocos de aveia, pão com manteiga ou doce, biscoitos, bolachas, bolos secos

Importante: não beber sumo de frutas

Almoço: caldo aguado de legumes e vegetais, carne ou peixe cozidos ou grelhados com batata, arroz ou massa, salada verde, doce sem creme ou gelado, fruta

Importante: não beber bebidas alcoólicas ou gaseificadas

 

Esta foi uma pesquisa realizada pelo nosso delegado Luis Tomé, a quem deixo os meus agradecimentos, pela utilidade do contributo.
Obrigado Luis !!

 


publicado por Paulo Condesso às 00:45
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8 comentários:
De Anónimo a 4 de Dezembro de 2008 às 01:03
Para a outra vez assino como Carlos, Pedro ou Barnabé. Diga-me o que é que isso adianta.

O problema é outro. Quando o comentário não põe em causa nada ou ajuda a corrigir alguma incorreção como o do link do Lanche dos Atletas o facto de ser anónimo não tem importância.

Quando, pelo contrário, existe uma critica construtiva como considero ter sido este o caso, aí lá vem o estafado discurso do "anónimo".

E já agora diga-me o que tem a ver o ser educado com esta questão ?

Será que eu foi mal educado com alguém ?

Infelizmente, a grande parte dos Atletas e dos Pais a que se refere não deve andar além dos 10% das pessoas envolvidas, o que francamente é muito pouco.

Saudações Sacavenenses


De Paulo Condesso a 4 de Dezembro de 2008 às 01:16
posso garantir-lhe que são bastante mais do que 10% , mas isso para si pouco deve importar , espero que continue a visitar e a "fazer criticas contrutivas" em prol dos nossos atletas e do nosso clube.

Saudações Sacavenenses


De Anónimo a 4 de Dezembro de 2008 às 14:17
Está muito desatento ou preocupado com outras causas.

Interessa e muito. Foi esse, aliás, um dos propósitos do meu post , pelo facto de poder chegar a um número reduzido de interessados, pela fraca utilização dos recursos da Internet.

Saudações Sacavenenses.


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