Quinta-feira, 12 de Março de 2009

Pela Verdade desportiva

 

No passado sábado dia 7 de Março a nossa equipa A defrontou o Real de Massamá , e constatou-se que pelo menos dois atletas desta equipa não tinham aparência de jogadores deste escalão.
Neste mesmo encontro o Delegado da equipa do Real , não cedeu a contituição da equipa ao nosso delegado com um argumento pouco convicente.
Durante o encontro as suspeitas transformaram-se em certezas e a indignação resultante desta “batota” fez-se ouvir pelos diversos pais presentes que assistiram ao encontro.
Perante estes factos resolvi fazer uma exposição á Associação de futebol de Lisboa sobre este caso. Reforçando esta exposição também um avô de um atleta nosso teve atitude idêntica.
Esperamos francamente que a associação averigúe este facto e possa no mínimo repor a justiça nos resultados .
Fica ainda a cópia dos mails enviados para a Associação.
"Exmo. Sr. Director da Associação de Futebol de Lisboa
 
Serve esta minha exposição para denunciar aquilo que me parece ser uma estratégia para deturpar a verdade desportiva.
No passado dia 7 de Março a equipa do Sacavenense recebeu no seu estádio a contar para a 4ª jornada da fase final do campeonato da associação de futebol de Lisboa em Infantis 11 a equipa do Real de Massamá.
E foi evidente a presença entre os jogadores do Real de Massamá de atletas que não podiam constar no escalão referente ao escalão em causa (nascidos em 1996 ou 1997). A exemplo do que fazemos com todas as equipas solicitámos ao delegado do Real de Massamá que nos fornecesse a constituição da equipa com os objectivos de:
1º Anunciar ao microfone do estádio as constituições dos intervenientes na partida.
2º Publicação no nosso blog destas constituições.
Esta nossa pretensão foi prontamente negada com argumentos pouco claros, o que nos fez suspeitar da realidade dos jogadores inscritos na ficha de jogo.
Perante estes factos e perante o desagrado de todos os que assistiram ao encontro nada mais nos restava fazer do que solicitar á Associação de Futebol de Lisboa que averigúe este caso.
Relembramos que é a verdade desportiva que está em causa, mas mais do que isso é a própria segurança dos atletas que fica em risco, pois ter atletas com este porte físico (obviamente de idade muito superior a 14 anos) a competir contra atletas de 11, 12 e 13 anos é no mínimo arriscado.
 
O Sport Grupo Sacavenense, solicita ainda que lhe seja enviado uma cópia da ficha de jogo da equipa do Real Massamá para que possa saber os nomes que nela constavam.
Estou em querer que os nomes de alguns atletas não correspondem aos mesmos.
Podendo isso ser provado através das fotos que foram tiradas por adeptos da nossa equipa, quando comparadas com as fotos existentes na Associação.
 
Aguardamos resposta a esta exposição, e aproveitamos para informar que iremos dar conhecimento aos órgãos de comunicação social deste facto. Bem como o facto de irmos publicar o conteúdo deste mail no nosso Blog.
Este mail será enviado com conhecimento para:
Sport Grupo Sacavenense – Direcção
Associação de Futebol de Lisboa – Presidente
Federação Portuguesa de Futebol
Juntamos a este mail fotos de um dos atletas em causa tiradas no decorrer do jogo.
 
Estamos inteiramente á vossa disposição para qualquer assunto sobre o  esclarecimento do exposto , para bem da verdade desportiva."
 
Paulo Condesso
 
Exmº. Senhor Director:
No passado dia 7 de Março, assisti ao jogo de futebol de onze, no escalão de infantis, fase final, entre as equipas do Sacavenense e do Real Massama, que teve lugar no campo do Sacavenense. Trata-se de um escalão, para atletas nascidos nos anos de 1996 ou 1997.
Na equipa do Real destacavam-se 3 ou 4 atletas, com uma estrutura física, que levantavam fortes suspeitas sobre a sua idade.
Destes destacavam-se 2, que qualquer observador, mesmo sem formação na área da genética, dava para ver claramente, que se tratava de jovens com uma estrutura de 15 , 16 ou mais anos de idade.
No final do jogo, à saída dos atletas, tentei aproximar-me destes, que ao aperceberem-se taparam os respectivos rostos. Como havia bastante vento, um deles deixou escapar a capa e deu para ver que o seu rosto, de jovem adulto, apresentava nomeadamente uma barba cerrada e uma grande preocupação em esconder o mesmo, para além de outros aspectos físicos,que indicavam estarmos perante um atleta já adulto. 
Junto em anexo, os comentários publicados no Blog do Sacavenense, que podem ajudar a esclarecer esta situação, até porque junta as respectivas fotos.
Venho solicitar os Vossos bons ofícios, no sentido de ajudar a corrigir estes eventuais atropelos à verdade desportiva, que em nada ajudam a dignificar a modalidade, assim como prejudicam claranmente o bom nome e o prestígio das colectividades que pactuam com este tipo de comportamentos.
Saudações desportivas.
Guilherme Guimarães
 
 
 
Aproveito ainda para deixar novamente algumas fotos de um dos atletas.
 
 
 

publicado por Paulo Condesso às 22:46
link do post | comentar | favorito
25 comentários:
De Bruno a 27 de Março de 2009 às 19:38
e fixe o Sacavenense em infantis apareceu no jornal record mas foi por uma situação um bocado ma mas nao faz pelo menos ja aparecemos..

O pessoal no meu cafe tambem passaram o dia a falar disse


Boa sorte para o resto do campeonato


De Tiago Massagista a 17 de Março de 2009 às 10:27
Sr Casimiro,

Pelo rumo das coisas ainda vai acontecer oq ue aconteceu quando joguei basquetebol em Viseu.
Antes dos jogos, eram identificados os jogadores com o cartão de jogador e BI agregado.
Se aí tiver tudo certo, resta aceitar.

Mas o que tá em causa é mesmo o problema vir de trás... o registo de alguns atletas. Como pode compreender não questão de ser racista mas mais facilmente acontece isso com um jovem negro e proveniente de áfrica do que um jovem nascido em portugal.

É óbvio que nem todos têm as possibilidades que tem benfica e Sporting de fazer o exame ao pulso mas, nestes casos, deveria ser a própria AFL/FPF a providenciar o mesmo teste. Retirava as dúvidas e não se corria o risco de ver um grande jogador infantil, com estrutura acima da média e depois num grande clube ser testado e ser recambiado para o clube porque no escalão da verdadeira idade não é suficientemente bom.


Abraço e que se discutam as coisas com moderação e não como alguns já andam a fazer por aí com ameaças do tipo: "têm de ir a Massamá"


De Pedro Pagamim a 17 de Março de 2009 às 09:37
Bom dia a todos,

O Sr. Alexandre Casimiro deu a sua opinião e não se encondeu atrás do anonimato, por isso temos que o ouvir, é uma opinião como outra qualquer e ainda bem que participa.
É falso que tenha sido anunciada a constituição da equipa do Real Massama aos microfones, pois o seu delegado recusou-se a dar a mesma.
Quanto à vitória do Real, foi justa e na minha opinião, o melhor período do Real até foi quando o nº 33, não estava em campo.
O Real tem bons treinadores, bons jogadores, não precisa deste tipo de situações, que em nada dignificam a instituição; mas sim, quem deve investigar é a A.F. Lisboa! vamos esperar para ver o que faz a A.F.Lisboa...


De BERNARDO a 16 de Março de 2009 às 23:02
Ja que o Sr.Casimiro defende tanto estes jogadores do Real os quais estão a vista de todos que não têm a idade que aparentam faça o favor de mencionar o nome completo dos mesmos e passará a ter as mesmas duvidas que todos nós temos neste momento pois se eu tivesse atletas destes a jogar num equipa onde o meu filho jogasse não achava piada nenhuma.
A verdade é como o Azeite vêm sempre ao de cima.


De Alexandre Casimiro a 16 de Março de 2009 às 23:52
Caso o senhor tenha lido com atenção, respeito o vosso direito de protesto, não concordo, contudo, com o modo indecoroso como o estão a demonstrar perante equipas que estão a competir com o Real, num escalão de infantis, tentando persuadir a que partilhem da vossa pressão ao Real e aos seus atletas.
Segundo um principio basilar do direito todos são inocentes até prova em contrário. os atletas estão inscritos, logo é ao vosso argumento e não aos atletas inscritos que escasseia fundamentos. Foi vergonhosa a pressão exercida por adultos perante miudos para que se identificassem com completa identificação com uma nítida desconfiança que, ainda que compreensível, não lhes cabe, certamente, a eles justificar antes de disputar um jogo.
Tal como disse, reiteiro, a verdade sim, mas com correcção e no local certo. Provem nas instâncias adequadas as vossas presunções e deixem os miudos jogar. Já basta os insultos que lhes são dirigidos em cada formação de equipa por pessoas a quem já se justifica um pouco mais de respeito por jovens atletas.
Não tenho a pretensão de defender qualquer jogador, apenas apelar ao bom senso de quem, de forma exaltada, por vezes se esquece do escalão que aqui está em questão.


De Paulo Condesso a 17 de Março de 2009 às 00:08
Quero informar que não permitirei qualquer tipo de ofensa neste blog , e por isso apaguei um post do Sr. Árbitro de futebol.
O sr. Casimiro está a expor o ponto de vista dele com todo o respeito e merece ser respeitado.
Caso verifique mais posts ofensivos serei obrigado a activar a moderação de comentários
Obrigado.


De Alexandre Casimiro a 17 de Março de 2009 às 00:36
Olá Alexandre Casimiro,

Paulo Condesso, deixou um comentário ao comentário Pela Verdade desportiva às 00:00, 2009-03-17.

Caso pretenda responder a este comentário, poderá fazê-lo, usando este link.

Comentário:
CALA-TE PALHAÇO, DEVIAM ERA TER VERGONHA DOS VOSSOS FILHOS JOGAREM COM JUNIORES NA EQUIPA

----------------------------------------------------------------
Saudações cordiais

Equipa de Blogs do SAPO
PTC

RESPOSTA: Face ao teor deste e-mail, fica demonstrado que o respeito não é mutuo. Votos de bons resultados para a equipa de infantis do Sacavenense.


De Paulo Condesso a 17 de Março de 2009 às 16:30
Não compreendo o que quer dizer com este pos, como pode verificar , prontamente apaguei o comentário que alguém que se intitulou de árbitro de futebol colocou nos termos que o sr. viu.

Perante este facto resta-me pedir desculpa e reafirmar que caso haja comentários insultuosos prontamente activarei a moderação dos mesmos


De Paulo Condesso a 17 de Março de 2009 às 16:37
Olá Paulo Condesso,

ÁRBITRO DE FUTEBOL, deixou um comentário ao comentário Pela Verdade desportiva às 00:00, 2009-03-17.

Caso pretenda responder a este comentário, poderá fazê-lo, usando este link.

Comentário:
CALA-TE PALHAÇO, DEVIAM ERA TER VERGONHA DOS VOSSOS FILHOS JOGAREM COM JUNIORES NA EQUIPA


Como pode verificar este foi o aviso que eu recebi.Não fazendo a minima ideia de quem se trata .


De Alexandre Casimiro a 16 de Março de 2009 às 21:32
Meus senhores, se querem fazer valer as vossas interrogações façam-nas junto das entidades competentes para esclarecer as vossas dúvidas!
Por muita razão que vos possa vir a assistir - a qual apenas por correcção se admite - penso que ao fazerem uma campanha de tão baixo nível contra este clube e mais especificamente contra esta equipa de infantis, que por mérito próprio chegou até aqui, apenas estão a denegrir a vossa capacidade de protesto, o vosso próprio clube, os vossos filhos que se defrontaram em campo, fazendo o seu melhor.
Devem fazê-lo, vivamente vos digo: protestem se assim o entendem fazer, estamos num país livre e é para isso que serve a democracia! Mas não deste modo difamatório. de andar a alertar o clube A ou B que vá jogar com o Real!!!
Meus senhores...Se há alguém que deve responder às vossas questões é com toda a certeza quem validou e aceitou as inscrições, não o treinador, o delegado ou até os miudos que agora até são apontados e censurados por andarem de carapuço ou não! Ninguém se esconde sejam técnicos, atletas, dirigentes ou até pais do Real Sport Clube!
Acresce ainda, e para elucidar alguns, que a constituição da equipa do Real foi informada em alto e bom som no campo do sacavenense, tal como a da equipa da casa, ao contrário do que já foi dito neste blog. E já agora, estão preocupados que os vossos filhos saiam magoados? e se os vossos meninos forem defrontar crianças que tem uma estatura abaixo da media para a sua idade, vão aconselhá-los a não jogar?...é que caso não tenham reparado também temos desses casos. A agressividade nem sempre é proporcional ao tamanho, ou será que vão pouco ao futebol??? O Real ganhou com mérito em Sacavém, porque foi o melhor. Perdeu bem em Alverca, porque as crianças que os defrontaram mereceram essa vitória. Estavam miudos grandes e pequenos, magros e gordos, rápidos e lentos, correctos e incorrectos naqueles campos. Lamentavelmente se nota igualmente que a questão da altura também tem raça, uma vez que temos jogadores brancos altos e que não foram questionados! Mas no fim de tudo, é pena que pessoas adultas, que se parecem querer fazer passar por bem formadas e informadas, coloquem em causa o mérito de toda uma equipa de miudos e técnicos que tentam dignificar a camisola do Real alheios a todas estas balelas de mau perder ( de entre os quais, saliente-se, nem constavam até Janeiro os que pelos vistos tanta celeuma nos trazem). ( E para que não restem duvidas, sou pai de um dos atletas do Real, sem qualquer problema de mostrar o meu ponto de vista! Verdade desportiva sim, mas por meios próprios!


De Paulo Condesso a 16 de Março de 2009 às 22:42
Boa noite concordo que o erro principal é a forma pouco controlada que algumas inscrições são feitas e que cabe a AFL , que cobra e bem pelas inscrições fiscalizar as inscrições e a veracidade dos dados nela constantes. Por isso mesmo fiz esta exposição para a Associação.
No entanto todos sabemos que isso passa quase sempre ao lado da verdade.
Em relação a justiça da vitória do Real, como pode verificar no post referente nem sequer a questiono, perante as condições do jogo.
Em relação ao restante do seu comentário tenho mesmo que informá-lo que está a mentir ao dizer que a constituição foi dita aos microfones, pois conforme escrevi o delegado do Real recusou a cede-la ao nosso delegado e se esteve em campo , pode ter ouvido muita coisa mas a constituição não ouviu de certeza..
Tenho ainda que referir que a instituição do Real merece de todos os Sacavenenses e de mim em particular as maiores considerações , e que se todos estão de consciência tranquila , nada haverá acrescentar a este episódio. Pois como diz o ditado “quem não deve não teme”
Eu enquanto responsável pela equipa de infantis achei que deveria questionar a AFL , e assim o fiz , mesmo correndo o risco de estar a ser injusto , mas em defesa dos meus atletas e da equipa que represento não poderia ter outra atitude.
Em relação aos méritos do Real , nem sequer os discuto pois a formação do Real é inquestionavelmente um caso de sucesso.
Ainda bem que postou neste blog o que mostra as capacidades que temos em ouvir as diferentes partes.
Obrigado pela sua participação, e saudações desportivas.


De Pedro Pagamim a 16 de Março de 2009 às 14:42
Talvez ninguém saiba o verdadeiro nome do atleta, apenas sabem o nome que está no cartão da Associação, do Infantil de 1º ano. E já agora, virão a fotografia do cartão? Corresponde? Claro que não!
Quanto ao outro senhor, claro que é do Real, e é pai... compreende-se a atitude!
Também posso garantir que o jogador, o "Eusébio", saiu com o carapuço na cabeça e frio não estava...


De Tiago Massagista a 16 de Março de 2009 às 14:17
O comentário que publiquei é de alguém que afinal até é do real mas que não faz parte do clube e, segundo ele, o seu filho joga no real.
O mais giro no meio disto tudo e que nem sabe o nome do jogador em causa e só sabe que lhe chamam Eusébio.


De FERNANDO SANTOS a 16 de Março de 2009 às 12:28
Por acaso já visitei vários blogs de desporto e até já me fartei de rir, de comentadores destas imagens e é unânimo não acreditarem que este mocinho seja infantil e mais caricato é ser do 1º. ano, naturalmente o moço não tem culpa desta embrulhada.

Mas o Clube Real de Massamá, tem culpa de toda esta trapalhada, "SÓ NÂO VÊ QUEM NÂO QUISER VER QUE O MOÇO NÂO TEM IDADE PARA ESTAR ALIi" só faltam dizer que o moço nasceu á dias e que já saiu da maternidade a andar.
Tenham vergonha e asumam o erro.

SAUDAÇÔES DESPORTIVAS


De Pedro Pagamim a 16 de Março de 2009 às 11:41
Para quem diz que não é do Real está muito bem informado, claro que é do Real!
Este "menino" que jogou com o nº 33 ( e que não tem culpa nenhuma neste caso), foi identificado no jogo Alverca - Real Massamá e é infantil de 1º Ano, o que quer dizer que tem 11 ou 12 anos...palavras para quê? é uma vergonha!É uma falsidade!
O "menino" até é muito correcto, só espero é que não ponha em risco a integridade física de nenhum criança que verdadeiramente tenha 11,12 ou 13 anos.
Mais uma vez friso, que o "menino" não tem culpa.
Para terminar posso-vos garantir que há país dos jogadores do Real que estão muito descontentes com o facto destes jogadores treinarem com os seus filhos, pois temem pela integridade física dos jogadores.


De PP a 16 de Março de 2009 às 10:41
http://bnrb.blogspot.com/2009/03/os-sub-13-do-real-massama.html


Comentar post

Sport Grupo Sacavenense

-Paulo Condesso


- ver perfil

- seguir perfil

. 5 seguidores

-pesquisar

 

-NOTICIAS

- Noticias

- Classificações Finais - E...

- Classificações Finais - E...

- Balanço Final

- Boa Sorte , amigos

- Sporting - Sacavenense

- Torneio do entroncamento

- Torneio de Odivelas

- 17ª Jornada

- 13ª Jornada - Fase final

- 13ª Jornada 2ª fase B

- 12ª jornada - 2ª fase B

- 12ª Jornada - fase final

- 10ª Jornada - 2ª fase B

- 10ª Jornada - Fase Final

- 9ª Jornada - Fase final

- 9ª Jornada 2ª Fase B

- 8ª Jornada 2ª Fase B

- 8ª jornada - fase final

- Sessão Solene

- 7ª jornada 2ª fase B

- 7ª Jornada Fase Final

- Noticias 2

- Parabens Sacavenense

- 6ª Jornada - 2ª Fase B

- 6ª Jornada - fase final

- Pela Verdade desportiva

- 5ª Jornada - Fase Final

- 5ª Jornada - 2ª Fase B

- Seminário de Guarda-Redes

- 4ª Jornada 2008/2009 - 2 ...

- 4ª Jornada 2008/2009 - Fa...

- Força Felipe

- Encontro Amizade

- Força Capitão

- Todo o apoio dos Infantis

- Obrigado Amigos

- 2ª Fase B - 3ª Jornada - ...

- Fase Final - 3ª Jornada -...

- 2ª Fase B - 2ª Jornada

- Fase Final - 2ª Jornada

- Fase Final - 1ª Jornada

- 2ª Fase B - 1ª Jornada

- 1ª Jornada - Antevisão

- 1ª jornada - 2ª Fase

- Uma visita especial

- Força Tiago Jacob

- Sacavenense - Sanjoanense

- Taça amizade

- Calendário Fase Final - S...

-favoritos

- As nossas equipas

- Noticias

-participar

- participe neste blog

-Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
26
27

28
29
30


-subscrever feeds

-últ. comentários

Obrigado, vou por este blog nos meus favoritos, Fa...
feliz natal para toda a familia e um prospero ano ...
Boa tarde recebi um comentário sobre um jogo de in...
fico a esperaobrigadatudo de bom para o seu filho ...
Não tenho conhecimento do blog, mas assim que tive...
boa noite paulodiga-me uma coisa ouvi dizer que ag...
Objectivos cumpridos equipa ! E é com orgulho que ...
Muitos parabens Zé Luis e que tenhas muito suçesso...
Olá Zé,É com muito orgulho que te "vimos partir" p...
Queria desejar boas férias a todos os meus companh...
SAPO Blogs